CANETAS EMAGRECEDORAS COMEÇAM A SER OFERECIDAS PARA PACIENTES DO SUS
A iniciativa envolve pacientes acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição
📷: Reprodução internet
O Ministério da Saúde começou a usar a semaglutida em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em um projeto-piloto realizado no Rio Grande do Sul. A iniciativa envolve pacientes acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição.
A semaglutida é o princípio ativo de um dos medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”. O objetivo do projeto é avaliar a efetividade, o impacto clínico e os custos do uso desse tipo de medicamento no tratamento da obesidade no SUS.
Ao todo, 250 pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças, como problemas cardíacos, e com indicação para cirurgia bariátrica serão acompanhados. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 47% deles apresentam condições clínicas para realizar a cirurgia. A hipertensão arterial é a comorbidade mais frequente entre os participantes.
Durante os dois anos de duração do estudo, serão analisados indicadores como o percentual de perda de peso, a evolução da qualidade de vida, os resultados de exames clínicos, as condições pós-operatórias e os custos envolvidos no tratamento. Essas informações ajudarão a avaliar como a terapia pode ser adaptada à realidade do SUS.