
CASO MARIELLE: CHIQUINHO BRAZÃO TEM MANDATO CASSADO PELA CÂMARA
O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) teve o mandato cassado na noite desta quinta-feira (24) pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Em busca do corpo ideal, muitas pessoas têm ignorado os riscos à saúde. O Mounjaro, medicamento indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, vem sendo utilizado sem prescrição médica com o objetivo de emagrecer. Prometendo menos fome, menos peso e resultados visíveis, o remédio viralizou nas redes sociais e se tornou alvo de contrabando no Brasil.
Apesar do apelo nas redes, especialistas alertam que o uso indiscriminado da tirzepatida — princípio ativo do Mounjaro — pode trazer consequências indesejadas. O médico Gustavo Lima explica que, embora o medicamento seja seguro, ele deve ser utilizado com acompanhamento profissional. “Todo remédio precisa de supervisão. O uso inadequado pode levar à perda de massa muscular, causando a chamada sarcopenia. A pessoa até emagrece, mas não perde apenas gordura, perde também massa magra. Isso é perigoso, pois, a longo prazo, compromete a força motora. Atos simples, como levantar e sentar, podem se tornar difíceis”, alerta.
Mesmo sem liberação oficial no Brasil — o lançamento está previsto apenas para junho — o Mounjaro já circula de forma ilegal. Apenas neste mês, a Receita Federal apreendeu 389 canetas contrabandeadas no Aeroporto do Recife, avaliadas em cerca de R$ 1 milhão. A apreensão foi resultado de um trabalho de análise de risco e monitoramento de passageiros, que identificou um viajante vindo do Reino Unido transportando os medicamentos de forma irregular. A ação foi realizada no momento da chegada, durante o controle aduaneiro.
Outro risco associado ao contrabando é o armazenamento inadequado. O Mounjaro precisa ser mantido sob refrigeração, entre 2 e 8 graus Celsius. Fora dessa faixa, o medicamento pode perder sua eficácia. “Estão trazendo essas canetas escondidas dentro de roupas, malas, até em peças íntimas. Sem a refrigeração adequada, o remédio pode perder o efeito. É preciso ter muito cuidado com isso”, reforça Gustavo Lima.
Para conter o uso abusivo, a Anvisa passou a exigir a retenção da receita médica retida para a compra não só do Mounjaro, mas também de outros medicamentos conhecidos como emagrecedores, como Ozempic e Wegovy. A medida visa evitar os riscos do uso sem orientação.
O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) teve o mandato cassado na noite desta quinta-feira (24) pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (24).
A detenção foi determinada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),
Estudantes de baixa renda e concluintes do Ensino Médio em escolas públicas têm até esta sexta-feira (25/4) para solicitar a isenção da taxa de
A Tesla, pioneira no mercado de veículos elétricos, enfrenta um cenário desfavorável na Europa. De acordo com balanço divulgado pela empresa, as vendas registraram forte
Um boletim médico divulgado nesta quinta-feira (24) pela equipe que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aponta que o político apresentou uma “piora clínica”, com
Em 2026, os evangélicos devem representar 36% da população brasileira. É o que diz um estudo publicado pela Mar Asset Management. Em 2022, esse número