Rede Fonte News

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OAB LANÇA PLATAFORMA PARA COMBATER FALSOS ADVOGADOS

A prática envolve principalmente abordagens por aplicativos de mensagens e redes sociais. A principal novidade do projeto é a plataforma digital ConfirmADV

WhatsApp Image 2025-05-03 at 09.19.19
footage/Shutterstock

Dentre os mais diversos tipos de golpes que são aplicados em todo o Brasil, um que tem se tornado comum é o “golpe do falso advogado”. Com o objetivo de combater essa prática, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está realizando uma campanha de conscientização.

O Conselho Federal da OAB está à frente da campanha, que alerta para os principais formatos do golpe. A prática envolve principalmente abordagens por aplicativos de mensagens e redes sociais. A principal novidade do projeto é a plataforma digital ConfirmADV, um site que viabiliza a verificação da identidade de advogados rapidamente e com segurança. Ao acessar o sistema, o cidadão precisa informar dados como o número de inscrição na OAB, o estado de registro e o e-mail informado pela pessoa que se apresenta como advogado.

Caso o cidadão tenha sido vítima de uma tentativa de golpe, ou caso já tenha feito um pagamento indevido, ela pode denunciar diretamente pelo canal oficial da OAB.  Dados indicam que apenas no estado de São Paulo foram mais de 1,6 mil denúncias de fraudes no ano passado.  

Para aplicar o golpe do falso advogado, o criminoso entra em contato com a vítima, seja por WhatsApp ou telefone, e se passa por advogado ou parte do escritório contratado. O golpista fala para a pessoa que a causa foi ganha e pede que a ela verifique no aplicativo do banco se o valor já foi creditado. Como não existe ganho de causa, não haverá crédito em conta.

Então, o criminoso leva o cliente a fazer uma transferência, seja por PIX, código de barras ou até mesmo um pagamento de tributo, e diz que essa transação é necessária para liberar o recebimento do valor da causa. Em alguns casos, os golpistas até enviam documentos similares aos oficiais, como contratos, decisões judiciais e guias de pagamento, para fazer com que a fraude pareça real.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS