MÉDICO RETIRA 35 PEDRAS DA BEXIGA DE HOMEM QUE BEBIA 3L DE REFRIGERANTE POR DIA

O caso é um alerta para a ligação entre o excesso de consumo de refrigerantes e a formação de cálculos, tanto na bexiga quanto nos rins

WhatsApp Image 2025-05-08 at 11.23.09
08/05/2025 ◦ Por: Priscyla Ávila




O caso é um alerta para a ligação entre o excesso de consumo de refrigerantes e a formação de cálculos, tanto na bexiga quanto nos rins

WhatsApp Image 2025-05-08 at 11.23.09
📷 Reprodução redes sociais

Um vídeo publicado pelo médico Thales Franco de Andrade, que é urologista, viralizou nas redes sociais ao mostrar a retirada de 35 pedras da bexiga de um único paciente. O procedimento foi realizado no Hospital Municipal de Capinópolis, no Triângulo Mineiro, no mês passado. O post já tem mais de 8 milhões de visualizações.

Nas imagens, o médico aparece segurando um vasilhame com dezenas de cálculos. Ao lado do homem, o médico questiona quantos litros de refrigerante ele bebe por dia e a resposta impressiona: “De 2 a 3 litros”. O caso é um alerta para a ligação entre o excesso de consumo de refrigerantes e a formação de cálculos, tanto na bexiga quanto nos rins.

Na legenda do vídeo, o médico explicou: “O consumo excessivo de refrigerantes, ricos em ácido fosfórico e açúcares, favorece a formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio nos rins e bexiga. Além da baixa ingestão de água, a acidificação urinária, o aumento da excreção de cálcio e a elevação dos níveis de oxalato são fatores que potencializam o risco de nefrolitíase. Manter uma hidratação adequada e evitar o consumo excessivo de refrigerantes são medidas essenciais para a prevenção. Saúde renal começa na escolha diária do que bebemos.”

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler