ÍNDIA E PAQUISTÃO CONCORDAM COM CESSAR-FOGO IMEDIATO
O presidente dos EUA, Donald Trump, foi quem emitiu o comunicado, neste sábado, 10, por meio de uma publicação em uma rede social

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi quem emitiu o comunicado, neste sábado, 10, por meio de uma publicação em uma rede social

Depois de uma noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo imediato depois de uma escalada no conflito na região da Caxemira. O presidente dos EUA, Donald Trump, foi quem emitiu o comunicado, neste sábado, 10, por meio de uma publicação em uma rede social.
Trump informou na Truth Social sobre o cessar-fogo entre os dois países, que são potências nucleares e nos últimos dias estavam vivenciando o maior nível de tensão desde o século passado, com 98 mortes confirmadas entre ambas nações. “Após uma longa noite de conversas mediadas pelos EUA, tenho o prazer de anunciar que Índia e Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato. Parabéns a ambos os países pelo bom senso e grande inteligência. Obrigado pela atenção a este assunto!”, afirmou o presidente norte-americano em uma publicação em sua rede social.
O anúncio foi confirmado pelo ministro paquistanês do Exterior, Ishaq Dar. “Paquistão e Índia concordaram com um cessar-fogo com efeito imediato. O Paquistão sempre lutou pela paz e pela segurança na região, sem comprometer sua soberania e nem sua integridade territorial”, disse Dar em uma mensagem publicada em seu perfil na rede social X.
O secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, também confirmou que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo, que entrou em vigor às 17h, horário local (8h30, horário de Brasília). Durante uma coletiva de imprensa, Misri afirmou que o diretor-geral de Operações Militares (DGMO) do Paquistão falou por telefone com seu homólogo indiano na tarde de sábado, horário local e que, durante a conversa, foi acordado que ambos os lados “cessariam todos os disparos e ações militares” a partir das 17h, horário padrão da Índia.
Há a expectativa de que os diretores-gerais dos dois países se reúnam novamente na segunda-feira.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS