Rede Fonte News

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NENHUM CONGRESSISTA DO PT FOI A FAVOR DE INSTAURAR CPI DO INSS

O pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito contou com o apoio de 36 senadores e 223 deputados

WhatsApp Image 2025-05-13 at 11.14.41
📷: Roque de Sá/Agência Senado

O pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar as fraudes envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o desconto irregular na folha de aposentados foi protocolado ontem, 12, no Congresso Nacional por parlamentares da oposição ao governo do presidente Lula.

O requerimento contou com o apoio de 36 dos 81 senadores e 223 dos 513 deputados. Ao todo, foram 259 assinaturas favoráveis à instauração da comissão, mais que o mínimo exigido para requerer esse tipo de colegiado, que é de 27 senadores e 171 deputados, um terço da composição de cada Casa legislativa. A criação da comissão depende da leitura do pedido pelo presidente durante sessão conjunta do Congresso. 

Nenhuma das assinaturas favoráveis foi de congressistas do PT, partido de Lula. Do PSB, sigla do vice-presidente Geraldo Alckmin, foram 2 senadores e 4 deputados, apenas.

O requerimento foi articulado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

A ideia da oposição é conduzir no Congresso a investigação das fraudes. A Polícia Federal deflagrou no mês passado uma operação para investigar um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. Os desvios, entre os anos de 2019 e 2024, são estimados em R$ 6,3 milhões.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS