MORADORES RELATAM ‘BOLA DE FOGO’ NO CÉU; ESPECIALISTAS APONTAM LIXO ESPACIAL
Moradores de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e também do Distrito Federal se assustaram na noite desta quarta-feira (14) ao observarem a passagem de um ponto luminoso no céu.

Segundo testemunhas, o movimento do objeto luminoso durou cerca de três minutos

Moradores de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e também do Distrito Federal se assustaram na noite desta quarta-feira (14) ao observarem a passagem de um ponto luminoso no céu.
Nas redes sociais, internautas levantaram diversas hipóteses sobre a chamada “bola de fogo”, que, segundo relatos, poderia ser um meteoro, um cometa ou até mesmo lixo espacial.
Segundo testemunhas, o movimento do objeto luminoso durou cerca de três minutos.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), que recebeu inúmeros relatos, confirmou, após análise detalhada da trajetória, que se tratava de lixo espacial.
“As imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente percebido em Brasília, às 18h24 (horário local), e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente quatro minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum”, explicou a BRAMON.
O ponto luminoso foi identificado como parte do segundo estágio de um foguete Falcon 9, da SpaceX, lançado em 5 de agosto de 2014 durante a missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8.
“Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira”, concluiu a BRAMON.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS