PREPARE O BOLSO! CONTA DE ENERGIA VAI FICAR MAIS CARA EM JUNHO

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a partir do próximo mês vai começar a aplicar a bandeira tarifária vermelha patamar 1

WhatsApp Image 2025-05-31 at 08.19.42
31/05/2025 ◦ Por: Priscyla Ávila




A Aneel (Agência
Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a partir do próximo mês vai começar
a aplicar a bandeira tarifária vermelha patamar 1

WhatsApp Image 2025-05-31 at 08.19.42
📷 Agência Brasil

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a partir do próximo mês vai começar a aplicar a bandeira tarifária vermelha patamar 1. Isso quer dizer que a conta de energia vai ficar mais cara em junho. Haverá uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A agência explicou que a decisão foi tomada por conta da diminuição no volume de chuvas e da consequente redução na geração de energia pelas hidrelétricas, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, que são responsáveis por cerca de 70% da capacidade de armazenamento de água do Brasil.

Por conta dos níveis mais baixos dos reservatórios, será preciso acionar usinas termelétricas, que tem um custo de produção energética mais alto. De acordo com a Aneel, o panorama do clima vem piorando desde fevereiro, com chuvas abaixo da média histórica. Relatórios apontam que os níveis de armazenamento podem cair de 69% em abril para 55% até outubro. Então, a agência avaliou como necessária a cobrança adicional, que é usada para cobrir os custos mais altos de geração e também como alerta para o uso consciente de energia.

A bandeira vermelha patamar 1 entra no lugar da bandeira amarela, em vigor em maio. Antes, as condições favoráveis de geração de energia permitiram a aplicação da bandeira verde, sem cobrança adicional.

Esse sistema de bandeiras tarifárias da Aneel reflete, diretamente na conta de luz, os custos reais de produção energética brasileira. Quanto mais desfavoráveis as condições, maior é a tarifa cobrada ao consumidor.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler