PRONUNCIAMENTO DE LULA: “CHANTAGEM INACEITÁVEL”, DIZ PRESIDENTE SOBRE TARIFAÇO DE TRUMP

Em pronunciamento à Nação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a separação dos Poderes e afirmou que ninguém está acima da lei. Em um discurso de cinco minutos em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente declarou que o Brasil responderá com diplomacia e multilateralismo às ameaças do governo de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros — medida que classificou como “chantagem inaceitável”.

Captura de tela 2025-07-18 090430
18/07/2025 ◦ Por: Andréia Nikely




Em discurso em rede nacional, presidente critica medida dos EUA, reforça defesa da democracia e afirma que Brasil responderá com diplomacia e multilateralismo

Captura de tela 2025-07-18 090430
📷: Audiovisual/PR

Em pronunciamento à Nação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a separação dos Poderes e afirmou que ninguém está acima da lei. Em um discurso de quase cinco minutos em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente declarou que o Brasil responderá com diplomacia e multilateralismo às ameaças do governo de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros — medida que classificou como “chantagem inaceitável”.

Lula também afirmou que as instituições atuam para proteger a sociedade contra discursos de ódio e negacionismo difundidos nas redes digitais.

“No Brasil, ninguém está acima da lei. É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que usam as redes digitais para promover golpes e fraudes, cometer crimes de racismo, incentivar a violência contra as mulheres, atacar a democracia, além de alimentar o ódio, a violência e o bullying entre crianças e adolescentes — em alguns casos, levando à morte — e desacreditar as vacinas, trazendo de volta doenças há muito erradicadas”, declarou.

O presidente ainda ressaltou que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo e tenta negociar com os Estados Unidos desde maio. Segundo ele, o país responderá aos ataques do governo Trump por meio da diplomacia, do comércio e do multilateralismo.

Lula também disse que o governo não aceitará ataques ao Pix — sistema de transferências instantâneas brasileiro —, alvo de críticas por parte do governo norte-americano.

Ao final do discurso, o presidente demonstrou indignação com o apoio de grupos políticos brasileiros à medida de Trump:

“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no ‘quanto pior, melhor’. Não se importam com a economia do país nem com os danos causados ao nosso povo”, enfatizou.

A tarifa de 50% anunciada por Donald Trump deve começar a valer a partir de 1º de agosto. A medida foi comunicada ao governo brasileiro por meio de uma carta endereçada diretamente a Lula, na qual o republicano acusa o Brasil de práticas comerciais desleais e critica o Supremo Tribunal Federal (STF), em especial o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler