PLANOS DE SAÚDE COMEÇAM A ATENDER PACIENTES DO SUS A PARTIR DE HOJE

A novidade faz parte do programa “Agora tem especialistas”, criado para reduzir
filas por consultas no SUS

WhatsApp Image 2025-08-01 at 11.23.52
01/08/2025 ◦ Por: Priscyla Ávila




A novidade faz parte do programa “Agora tem especialistas”, criado para reduzir filas por consultas no SUS

WhatsApp Image 2025-08-01 at 11.23.52
📷 Reprodução Internet

A partir de hoje, 1º, operadoras de planos de saúde começam a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade faz parte do programa “Agora tem especialistas”, criado para reduzir filas por consultas com especialidades médicas com alta demanda no SUS.

A iniciativa permite que essas empresas convertam dívidas com o governo em atendimentos nas áreas de oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Os atendimentos serão gratuitos para o paciente e organizados pelo SUS, que encaminhará os usuários conforme a demanda de cada região.

O paciente deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), passar pela consulta médica e, se o profissional identificar a necessidade de atendimento especializado, uma solicitação será encaminhada para a central pública de regulação, gerida por estados e municípios. Depois da aprovação do pedido, a regulação definirá o local do atendimento, que poderá ser uma unidade da rede privada. O governo informou que a escolha será baseada em critérios clínicos e de prioridade.

A participação dos planos de saúde no programa é voluntária. Para integrar a iniciativa, as operadoras devem aderir a um edital da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Ministério da Saúde e comprovar capacidade de realizar mais de 100 mil atendimentos mensais. Os serviços não serão pagos individualmente, mas sim por pacotes de consulta, exame e tratamento, que vão gerar o abatimento de dívidas com o governo federal. Neste primeiro momento, cerca de R$ 750 milhões em débitos de ressarcimento ao SUS deverão ser convertidos em consultas, exames e cirurgias.

Todo o processo será integrado ao app Meu SUS Digital, permitindo melhor acompanhamento dos pacientes.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler