TUFÃO DEIXA AO MENOS 35 MORTOS NAS FILIPINAS E NO VIETNÃ

Tempestade causou destruição em áreas residenciais, deixou milhares sem energia e forçou a evacuação de mais de 450 mil pessoas nos dois países

TUFÃO

📷 Reprodução: AFP

29/09/2025 ◦ Por: Segismar Júnior

Pelo menos 35 pessoas morreram após a passagem devastadora do tufão Bualoi pelas Filipinas e pelo Vietnã. As autoridades locais atualizaram os dados nesta segunda-feira (29), enquanto equipes de resgate ainda buscam desaparecidos.

O fenômeno atingiu primeiro as Filipinas na última semana e chegou ao Vietnã no domingo (28), trazendo ventos de até 130 km/h. A tempestade provocou destruição por onde passou, derrubando postes, destelhando casas e deixando milhares sem energia elétrica.

No Vietnã, este já é o décimo tufão registrado só neste ano. O governo confirmou 11 mortes e pelo menos 20 pessoas continuam desaparecidas. Já nas Filipinas, o número de mortos subiu para 24, segundo novo balanço da Defesa Civil.

A situação forçou a evacuação de cerca de 400 mil pessoas nas Filipinas e mais de 53 mil no Vietnã. Escolas foram fechadas em diversas províncias e quatro aeroportos precisaram suspender operações, impactando mais de 180 voos.

Você também vai gostar de ler