A PARTIR DE HOJE, FARMÁCIAS DEVEM RETER RECEITA MÉDICA DE CANETAS EMAGRECEDORAS
A nova regra da Anvisa visa barrar o uso indiscriminado desses medicamentos, que devem ser usados em tratamento contra obesidade e diabetes

A
nova regra da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, visa
barrar o uso indiscriminado desses medicamentos

Medicamentos como Ozempic, Saxenda e Wegovy, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, a partir de hoje, 23, só poderão ser comercializados com receita médica. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em abril, mas só passa a valer oficialmente a partir desta segunda-feira.
A nova regra da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, visa barrar o uso indiscriminado desses medicamentos, que devem ser usados em tratamento contra obesidade e diabetes. Mesmo sendo considerados remédios de tarja vermelha, o consumidor podia comprá-los sem prescrição de um médico. Agora, com a nova exigência, os farmacêuticos passarão a ficar com o documento no ato da compra. O objetivo é ampliar o controle na comercialização desses produtos.
A decisão da Anvisa abrange para todos os medicamentos à base de semaglutida e liraglutida. Além da retenção da receita, a nova determinação também estabelece que os produtos passem a ser vendidos sob controle especial, com tarja preta ou vermelha, o que já ocorre com antibióticos e demais medicamentos sujeitos a regras mais rígidas.