ADOLESCENTES ESTÃO PREFERINDO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, DIZ PESQUISA
De acordo com a segunda edição da pesquisa internacional de sustentabilidade, entre os adolescentes há uma crescente preferência por alimentos mais nutritivos

De acordo com a segunda edição da pesquisa internacional de sustentabilidade, chamada Food Barometer 2024, realizada pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive, entre os adolescentes há uma crescente preferência por alimentos mais nutritivos, naturais e com menor impacto ambiental. A geração Z tem se conscientizado, desde cedo, sobre a importância da alimentação para a saúde e sobre a necessidade de reduzir o desperdício, e estão começando a deixar de optar por carboidratos e gorduras hidrogenadas. Essa mudança tem se tornado cada vez mais comum no cardápio dos adolescentes do ensino médio e das universidades brasileiras.
A influencia dos pais está ligada a essa preferência. A pesquisa apontou que 62% dos pais se preocupam com o acesso dos filhos a refeições sustentáveis, o que impacta diretamente nas escolhas alimentares.
Além disso, os amigos desempenham um papel quase tão significativo quanto o dos pais nesse processo. Sete em cada dez adolescentes entrevistados afirmam ser influenciados pelos colegas na hora de escolher o que comer.
A alimentação sustentável se consolidou como um movimento global, especialmente diante da crescente preocupação com as mudanças climáticas. Segundo a Organização das Nações Unidas, o desperdício de alimentos é responsável por até 10% das emissões de gases de efeito estufa.
A pesquisa entrevistou 7,3 mil pessoas em cinco países: Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Índia e França. No Brasil, 91% dos entrevistados veem a alimentação sustentável de forma positiva, um índice superior à média global de 74%. No nosso país, as escolas públicas começam a refletir essa mudança, com a redução de 20% para 15% do limite de alimentos processados e ultraprocessados nas merendas dos alunos. Em 2026, a meta é reduzir esse percentual para 10%, com o objetivo de oferecer uma alimentação mais saudável.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS