AGOSTO TERMINA COM VENTANIA, CHUVA E CALORÃO DE ATÉ 40°C

Previsão do Climatempo diz que este último fim de semana de agosto será de fortes chuvas nas regiões Sul e Sudeste, calor intenso no Centro-Oeste, com máximas de até 40°C, e pancadas de chuva no Norte e Nordeste

foto

📷 Tânia Rêgo/Agência Brasil

30/08/2025 ◦ Por: Priscyla Ávila

De acordo com a previsão do Climatempo, este último fim de semana de agosto será de fortes chuvas nas regiões Sul e Sudeste. Já para o Centro-Oeste, a previsão é de calor intenso, com máximas de até 40° C em Cuiabá (MT). Norte e Nordeste terão pancadas de chuva.

Para a região da zona da mata mineira, em Minas Gerais, e no Rio de Janeiro capital há risco de chuva forte entre fluminense. Já no estado de São Paulo, chove nas regiões litorâneas e no Vale do Paraíba, com possibilidade de pancadas isoladas. No restante do final de semana, o tempo segue instável no Espírito Santo e em trechos litorâneos do Rio de Janeiro e São Paulo, com pancadas de chuvas moderadas.

No Sul a expectativa é de tempo firme, exceto no litoral, onde podem ser observadas chuvas fracas, com rajadas acima de 50 km/h entre o litoral gaúcho e o noroeste paranaense. No domingo (31), a umidade pode subir por causa de uma pressão no norte da Argentina, com possíveis pancadas de chuva no oeste e na região central do Rio Grande do Sul.

Para o Centro-Oeste a previsão é de tempo firme sobre quase toda a região. Em áreas do Norte e Noroeste da região, há previsão para pancadas fracas, com risco de raios. O calor se intensifica, com possibilidade de até 40°C em Cuiabá (MT).No domingo (31), há risco de pancadas fracas de chuva acompanhadas de raios. O tempo segue firme com calor intenso, especialmente no norte do Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás.

Já no Nordeste do Brasil, a entrada de ar fresco e úmido pelo mar pode causar pancadas de chuva no litoral da Bahia, com risco de fortes chuvas entre o Sul do estado e o Recôncavo neste sábado (30). Possibilidade de chuva fraca também entre o leste de Sergipe e o leste de Pernambuco. No interior da região o tempo segue firme, com calor intenso e umidade do ar em níveis críticos.

Para o Norte brasileiro, entre Rondônia, Tocantins e Acre, a previsão é de predominância de calor e há inclusive alerta de baixa umidade no centro-sul. As pancadas de chuva acontecem nas regiões do Amazonas, Roraima e Pará. Nos demais estados o tempo segue firme com calor intenso.

Você também vai gostar de ler