ANDRÉ MENDONÇA ASSUME INQUÉRITO DO BANCO MASTER NO STF
Mudança ocorre após saída de Dias Toffoli; Supremo descarta suspeição e mantém validade das provas produzidas no inquérito
📷: Carlos Moura / SCO / STF
O inquérito envolvendo o Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF) passou a ter um novo relator. O ministro André Mendonça assume a investigação em meio à crise institucional aberta durante a relatoria do ministro Dias Toffoli.
A saída do magistrado foi anunciada nesta quinta-feira (12), após uma reunião de emergência convocada pelo presidente da Corte, Edson Fachin. No encontro, os ministros analisaram um novo relatório da Polícia Federal que aponta menções a Toffoli em diálogos entre o banqueiro Daniel Vorcaro e seu cunhado, Fabiano Zettel.
Apesar da mudança na relatoria, os ministros descartaram a possibilidade de declarar a suspeição ou o impedimento de Toffoli. Também garantiram que as provas produzidas durante sua atuação no caso não serão anuladas, ao reconhecerem a “plena validade” dos atos praticados pelo ex-relator no inquérito principal e em “todos os processos” a ele vinculados por dependência.
Em nota, Dias Toffoli admitiu ser sócio, junto com seus irmãos, da empresa Maridt. Segundo ele, a companhia teve participação no resort Tayaya, em Ribeirão Claro (PR), mas as cotas teriam sido vendidas em 2021 para o Fundo Arleen e, posteriormente, em 2025, para a empresa PHD Holding.