ATAQUE A TIROS EM ESCOLA NO CANADÁ DEIXA DEZ MORTOS

Atentado em Tumbler Ridge chocou o país; primeira-ministro Mark Carney cancelou agenda internacional após a tragédia

afp-20260211-96xx9we-v2-highres-topshotcanadashootingcrime

📷: Trent Ernst/AFP

11/02/2026 ◦ Por: Andréia Nikely

Um ataque a tiros em uma escola e em uma residência no Canadá deixou dez pessoas mortas e outras 25 feridas nesta terça-feira (10). Segundo as autoridades locais, a autora do atentado também morreu.

O ataque ocorreu em Tumbler Ridge, uma pequena cidade da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá. Por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), tiros foram disparados na Tumbler Ridge Secondary School, escola de ensino médio que atende cerca de 160 alunos.

Seis pessoas morreram dentro da instituição de ensino. Outras duas vítimas foram encontradas sem vida em uma residência próxima à escola. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. A autora dos disparos foi localizada morta dentro da escola, com indícios de que tirou a própria vida.

De acordo com o jornal canadense Western Standard, a atiradora foi identificada como Jesse Strang, mulher transgênero de 18 anos e aluna da própria escola.

O caso gerou forte comoção em todo o país, já que ataques a tiros são considerados raros no Canadá. A legislação canadense impõe regras mais rígidas para a compra e o porte de armas, especialmente quando comparadas às leis dos Estados Unidos.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou estar profundamente abalado com a tragédia.
“Minhas orações e mais sinceras condolências estão com as famílias e amigos que perderam seus entes queridos diante desses atos brutais e injustificáveis de violência”, escreveu o premiê em uma publicação nas redes sociais.

Diante da gravidade do episódio, Carney cancelou uma viagem oficial que faria à Conferência de Segurança de Munique, para acompanhar de perto os desdobramentos do ataque e prestar apoio às autoridades e às famílias das vítimas.

Você também vai gostar de ler