BLOQUEIO DE FRANGO BRASILEIRO NO EXTERIOR PODE DEIXAR AVE MAIS BARATA NO PAÍS
Diversos países, entre eles China, Argentina e nações da União Europeia (EU), suspenderam importações de frango brasileiro pelos próximos 60 dias

Diversos países, entre eles China, Argentina e nações da União Europeia (EU), suspenderam importações de frango brasileiro pelos próximos 60 dias

Diversos países, entre eles China, Argentina e nações da União Europeia (EU), suspenderam importações de frango brasileiro pelos próximos 60 dias. A decisão veio após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar, na sexta-feira, 16, a detecção de um caso de gripe aviária em uma granja comercial localizada no município de Montenegro, no Rio Grande de Sul.
De acordo com o Mapa, as exportações foram suspensas para evitar o risco raro de contaminação de carcaças com aves vivas nos países de destino. Ainda segundo o ministério, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, assegurou a pasta.
Mesmo que a saúde de quem consome o frango não seja afetada, a economia brasileira pode sentir os efeitos dos bloqueios internacionais às aves do país. Isso porque, segundo especialistas da área econômica explicam que Com menos aves sendo mandadas para fora do Brasil, é possível que haja um aumento da oferta, o que, por sua vez, deve baixar os preços do frango em território nacional.
Mas, caso essa queda ocorra, não deve durar muito, já que os bloqueios também não serão extensos, tendo duração de no máximo dois meses.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS