BRASIL E ÍNDIA FIRMAM ACORDO ESTRATÉGICO SOBRE MINERAIS CRÍTICOS E TERRAS RARAS
Memorando assinado por Luiz Inácio Lula da Silva e Narendra Modi prevê cooperação em exploração, mineração e investimentos por cinco anos, com renovação automática
📷: @narendramodi
Brasil e Índia firmaram, neste sábado (21), um acordo sobre minerais críticos e elementos de terras raras. O anúncio ocorreu durante agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Entre os atos assinados está o memorando de entendimento entre o Ministério de Minas da República da Índia e o Ministério de Minas e Energia do governo brasileiro para cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos.
“Ampliar investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, afirmou Lula.
A matéria-prima tem ganhado destaque no cenário internacional por ser considerada estratégica e essencial para o desenvolvimento de diversas tecnologias. Veículos elétricos, smartphones, painéis solares, motores e aeronaves estão entre os produtos que dependem desses elementos. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial desses recursos, atrás apenas da China.
O documento detalha as áreas de cooperação e prevê a promoção de investimentos recíprocos na exploração, mineração e desenvolvimento de infraestrutura para elementos de terras raras e minerais críticos em ambos os países.
Com a assinatura, o acordo entra em vigor por cinco anos, com renovação automática por períodos sucessivos de igual duração, salvo em caso de rescisão.