BRASIL PODE TER SENSAÇÃO TÉRMICA DE 70°C POR CAUSA DE ONDA DE CALOR
Uma nova onda de calor começou a agir hoje sobre o Brasil e deve durar até o dia 21 deste mês, segundo a Climatempo.

Uma nova onda de calor começou a agir hoje sobre o Brasil e deve durar até o dia 21 deste mês, segundo a Climatempo. Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil começaram a sentir hoje os efeitos do fenômeno, que deixa as temperaturas de 3°C a 7°C acima da média para o período.
As temperaturas podem beirar os 40 °C no Rio de Janeiro, e em partes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí. Ainda de acordo a Climatempo, baseado nos modelos meteorológicos, a onda de calor vai atingir ainda o Paraná, São Paulo e o Espírito Santo.
Com base em projeções da tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), em algumas capitais, as temperaturas elevadas podem gerar sensação térmica de 70 °C nas regiões atingidas. Mas, por conta da umidade do ar, a probabilidade de isso acontecer é baixa. A sensação térmica está ligada a junção da temperatura com a umidade do ar no local no mesmo horário.
Ainda segundo a Climatempo, as quatro capitais do sudeste têm chances de registrar recordes de calor para o ano de 2025.
Durante a onda de calor é necessário manter alguns cuidados como reforçar a hidratação e evitar longos períodos de exposição ao sol, especialmente das 10h às 16h. Também recomenda-se usar roupas mais leves e aplicar protetor solar regularmente. Em casos de exaustão e insolação, com náuseas e tontura, é preciso buscar auxílio médico.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS