CÂMARA DEBATE EXPANSÃO DO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NO BRASIL
Apesar de possuir cerca de 64 mil quilômetros de rios navegáveis, o Brasil utiliza menos de 20 mil quilômetros para o transporte hidroviário de cargas, o que representa apenas 30% do potencial disponível. O tema foi debatido nesta segunda-feira, 22, em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

País não aproveita seu potencial hídrico

Apesar de possuir cerca de 64 mil quilômetros de rios navegáveis, o Brasil utiliza menos de 20 mil quilômetros para o transporte hidroviário de cargas, o que representa apenas 30% do potencial disponível. O tema foi debatido nesta segunda-feira, 22, em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Especialistas destacaram que a expansão das hidrovias é uma das formas mais econômicas e sustentáveis para escoamento de grãos e outros produtos agrícolas, especialmente em um país com vasto território e infraestrutura rodoviária sobrecarregada.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) defendeu que o transporte por rios pode reduzir significativamente os custos logísticos e aliviar o tráfego nas rodovias. De acordo com Rodrigo Português Souza, representante da Antaq, é fundamental ampliar os investimentos na infraestrutura hidroviária para tornar o sistema mais eficiente e atrativo para o setor produtivo.
O deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) também reforçou a importância estratégica do modal aquaviário. Segundo ele, “um país abundante em cursos d’água como o Brasil precisa aproveitar essa condição natural para integrar modais, reduzir custos com frete e estimular o desenvolvimento regional”.
Atualmente, as hidrovias representam apenas 4% da matriz de transporte de cargas no país, enquanto modais como o rodoviário concentram cerca de 60%. O debate na Câmara reforça a urgência em diversificar os meios de transporte e aproveitar melhor os recursos hídricos brasileiros.