Rede Fonte News

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CENSO ESCOLAR REVELA AUMENTO NAS MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Censo revela aumento de 22,9% no número de matrículas em escolas de tempo integral

ESTUDANTES
📷: Reprodução: Roberto Moreyra

O Censo da Educação, divulgado nesta quarta-feira,9, apontou um crescimento significativo no número de matrículas em escolas de tempo integral. Segundo os dados, em 2024, o aumento foi de 22,9% em relação ao ano anterior, alcançando 965 mil matrículas no país.

Além disso, o levantamento mostrou que a educação infantil ainda enfrenta desafios para atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2024, foram registradas cerca de 4,18 milhões de matrículas em creches, número abaixo da meta de 5 milhões, que representa 50% da população de crianças até 3 anos de idade.

O Censo também destacou um aumento na educação profissional e tecnológica, com 229 mil matrículas a mais na rede pública. No total, o setor registrou mais de 2,5 milhões de matrículas em 2024, um crescimento 2,4 vezes maior do que em 2023.

Com o objetivo de expandir ainda mais esse segmento, o governo federal estabeleceu a meta de triplicar as matrículas da educação profissional e tecnológica de nível médio entre 2014 e 2025. Para isso, planeja-se um investimento de R$ 2,5 bilhões na construção de 102 novos centros de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, visando atingir 4,8 milhões de matrículas até o fim do período.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS