CENSURA OU JUSTIÇA? PERFIS SÃO DESBLOQUEADOS ÀS VÉSPERAS DE VISITA INTERNACIONAL

Há algum tempo atrás, perfis de redes sociais que haviam sido bloqueados por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram reativados.

ministro-alexandre-moraes-stf
11/02/2025 ◦ Por: Robson Alves

Comissão Interamericana de Direitos Humanos permanece no Brasil para avaliar a liberdade de expressão




Há algum tempo atrás, perfis de redes sociais que haviam sido bloqueados por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram reativados. A medida ocorre justamente na véspera da visita da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao Brasil.

A comitiva internacional desembarcou no país neste domingo e permanecerá até a próxima sexta-feira, com o objetivo de avaliar o cenário da liberdade de expressão no Brasil. Durante sua estadia, a missão visitará as cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

A liberdade de expressão é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988. O artigo 5º, inciso IX, estabelece que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.” Além disso, o artigo 220 reforça que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição.”

Diante desse princípio constitucional, o bloqueio e o subsequente desbloqueio de perfis levantam debates sobre os limites e garantias desse direito no país, especialmente em um momento de análise internacional sobre o tema.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler