CIENTISTAS ISRAELENSES CRIAM TESTE CAPAZ DE DETECTAR PARKINSON ANTES DOS SINTOMAS
O método analisa fragmentos específicos de RNA no sangue, com foco em uma sequência repetitiva que tende a se acumular em pacientes com Parkinson

A
nova abordagem diagnóstica analisa fragmentos específicos de RNA no sangue, com
foco em uma sequência repetitiva que tende a se acumular em pacientes com
Parkinson

Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém anunciaram nesta sexta-feira, 11, o desenvolvimento de um teste sanguíneo simples, rápido e de baixo custo capaz de detectar a doença de Parkinson antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Aging Nature.
A nova abordagem diagnóstica analisa fragmentos específicos de RNA no sangue, com foco em uma sequência repetitiva que tende a se acumular em pacientes com Parkinson, além da redução progressiva do RNA mitocondrial, indicador que se intensifica conforme a doença avança.
De acordo com a universidade, a medição da proporção entre esses dois biomarcadores permite um diagnóstico preciso e não invasivo, oferecendo a possibilidade de intervenções precoces que podem retardar ou modificar o curso da doença. Segundo os pesquisadores, o teste tem uma taxa de precisão superior à dos métodos de diagnóstico convencionais, sendo capaz de identificar a doença em sua fase pré-sintomática.
O Parkinson é uma doença neurodegenerativa sem cura, caracterizada por sintomas motores como tremores, rigidez muscular e lentidão nos movimentos, geralmente associados à morte de células cerebrais. Atualmente, o diagnóstico é clínico e baseado na observação dos sintomas.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS