COMEÇOU A CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NA LISTA DE ESPERA DO SISU 2025

Os candidatos que estão na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começaram a ser convocados nesta quarta-feira (12)

13/02/2025 ◦ Por: Ediana Pimenta

O período para as chamadas da lista de espera vai até 30 de setembro




Reprodução: Internet

Os candidatos que estão na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começaram a ser convocados nesta quarta-feira (12) pelas instituições públicas de ensino superior participantes do programa. A maioria dessas instituições são federais (universidades públicas e institutos federais), o que significa que os estudantes não precisam pagar mensalidade para estudar.

Quem é responsável pelas convocações?

O Ministério da Educação (MEC) não divulga a lista de espera do Sisu. A responsabilidade pela convocação e matrícula dos candidatos é das próprias universidades e institutos. Elas devem publicar a lista de espera no site oficial, com detalhes como curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência. Os candidatos devem acompanhar as convocações diretamente nas páginas das instituições nas quais se inscreveram.

Editais e Prazos

Cada instituição participante deve publicar um edital com informações detalhadas sobre o preenchimento das vagas e os calendários acadêmicos. As regras da lista de espera podem ser consultadas no edital do  Sisu 2025.  A convocação dos candidatos pode ocorrer até 30 de setembro de 2025, considerando tanto os cursos do primeiro quanto do segundo semestre.

Quem pode participar da lista de espera?

A lista de espera está aberta apenas para os candidatos que não foram selecionados na chamada regular e que não escolheram cursos ou universidades alternativos. Para participar, é necessário ter manifestado interesse na lista de espera até o dia 31 de janeiro.

Sobre o Sisu

O Sisu permite que os candidatos se inscrevam gratuitamente para concorrer a vagas em universidades públicas de todo o Brasil, com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior de qualidade.

Em 2025, o Sisu passará a ser realizado uma vez por ano, ao contrário dos dois processos seletivos anuais anteriores. As vagas oferecidas são para cursos de graduação com início no primeiro ou segundo semestre. Ao todo, estão sendo oferecidas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas.

Até 2024, o Sisu realizava duas edições anuais, mas em 2025, será realizada apenas uma edição. No total, foram aprovados 254.899 candidatos em 2025, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 nas cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas.

Acompanhe as convocações diretamente nos sites das instituições e fique atento aos editais para mais informações.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler