CONCLAVE: ENTENDA COMO FUNCIONA A VOTAÇÃO PARA ESCOLHER O NOVO PAPA

Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21) vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), e insuficiência cardíaca, o processo de escolha do novo pontífice, conhecido como Conclave, deverá começar entre os dias 6 e 11 de maio deste ano, já que é estimado que inicie entre 15 a 20 dias após a morte ou renúncia do pontífice.

Captura de tela 2025-04-22 115447
22/04/2025 ◦ Por: Marcos Nazone




Eleição ocorre na Capela Sistina, com os trabalhos iniciando com missa solene na Basílica de São Pedro

Captura de tela 2025-04-22 115447
Franco Origlia/Getty Images

Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21) vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), e insuficiência cardíaca, o processo de escolha do novo pontífice, conhecido como Conclave, deverá começar entre os dias 6 e 11 de maio deste ano, já que é estimado que inicie entre 15 a 20 dias após a morte ou renúncia do pontífice. O Conclave, de grande importância para a Igreja Católica, é realizado por cardeais com menos de 80 anos, que são conhecidos como “príncipes da Igreja”. Estes se destacam pela vestimenta vermelha-carmesim, símbolo de sua posição.

Durante o processo, os cardeais são mantidos em isolamento absoluto, o que assegura a liberdade para a escolha do novo líder da Igreja, sem qualquer influência externa. Nesse período, é proibido o contato com o exterior, incluindo a leitura de notícias ou o recebimento de mensagens.

A eleição ocorre na Capela Sistina, com os trabalhos iniciando com uma missa solene na Basílica de São Pedro, seguida pelo deslocamento dos cardeais para a Capela, onde começa a votação. O processo pode durar vários dias. O primeiro dia é dedicado a celebrações e orações, e, caso o tempo permita, a primeira votação pode ocorrer ainda na mesma tarde.

Se não houver consenso entre os cardeais, até quatro rodadas de votação são realizadas por dia. Quando não há decisão, a fumaça preta é liberada pela chaminé da Capela Sistina, indicando que o Papa ainda não foi escolhido e que os votos dos cardeais foram queimados. Com isso, as votações continuam até que uma decisão seja tomada.

Para ser eleito, um cardeal precisa obter pelo menos dois terços dos votos. É importante destacar que os cardeais não têm direito de se abster da votação nem de votar em si mesmos. Quando um cardeal alcança a maioria necessária e os participantes chegam a um consenso, uma fumaça branca é liberada pela chaminé, simbolizando que o novo Papa foi eleito com sucesso.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler