CONTA DE ENERGIA SOBE 177% E FICA 45% ACIMA DA INFLAÇÃO EM 15 ANOS

Os dados constam em uma pesquisa da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, a Abraceel

11/06/2025 ◦ Por: Priscyla Ávila




Os dados
constam em uma pesquisa da Associação Brasileira dos Comercializadores de
Energia, a Abraceel

WhatsApp Image 2025-06-11 at 09.16.49 (1)
📷 Reprodução/TV Globo

Nos últimos 15 anos, a conta de energia pesou bastante no bolso do brasileiro. Durante esse período, a fatura acumulou uma alta de 177%, um valor que ultrapassa em 45% o da inflação registrada no mesmo prazo. Os dados constam em uma pesquisa da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, a Abraceel, que comprova o peso crescente da eletricidade no orçamento da população.

A alta significativa atinge diretamente o chamado “mercado regulado”, que inclui 99,9% dos consumidores, abrangendo residências e pequenos comércios. O estudo da Abraceel também aponta a grande diferença em comparação com o “mercado livre”, em que grandes empresas e indústrias podem negociar diretamente com os fornecedores. Para esse público, que é apenas 0,7% do total, o aumento no mesmo período foi expressivamente menor, de 44%. A possibilidade de selecionar preços, prazos e fornecedores justifica essa disparidade.

Dentre os principais motivos estão a contratação de energia de fontes mais caras, como as usinas termelétricas, que ativadas especialmente em períodos de seca, decisões políticas sobre o custo da energia e a definição de riscos, como o “risco hídrico”. Esses fatores impactam diretamente no bolso da grande maioria dos consumidores brasileiros, que estão encarando agora a bandeira tarifária vermelha.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler