COPA DO BRASIL 2026 TERÁ SORTEIO DA PRIMEIRA FASE NESTA QUARTA-FEIRA

CBF sorteia nesta quarta-feira os mandos da 1ª fase da Copa do Brasil 2026. Competição terá 126 clubes e começa em fevereiro.

54562458282_d8c4a95ce3_o_db02dd0e2b

Foto: Staff Images / CBF

24/01/2026 ◦ Por: João Vitor Barros

A Copa do Brasil entra oficialmente em cena nesta semana. A Confederação Brasileira de Futebol realiza, na quarta-feira (28), às 15h (de Brasília), o sorteio dos mandos de campo da primeira fase e também dos confrontos da segunda fase da competição.

O evento acontece na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e, além disso, marca o início da organização do torneio nacional, que contará, pela primeira vez, com 126 clubes, distribuídos ao longo de nove fases.

Primeira fase começa em fevereiro e terá jogo único

Inicialmente, a primeira fase da Copa do Brasil acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro. Nessa etapa, as equipes disputam os confrontos em jogo único, com o mando de campo definido por sorteio.

Para organizar os duelos, a CBF utiliza o Ranking Nacional de Clubes (RNC). No entanto, como muitos times não possuem pontuação, a entidade também considera o ranking das federações. Dessa forma, as equipes melhor posicionadas enfrentam clubes de federações com menor ranking.

Além disso, quando dois representantes de um mesmo estado não possuem pontuação nacional, as próprias federações indicam os filiados para cada confronto. Até o momento, a CBF ainda não divulgou esses indicados.

Segunda fase mantém confrontos em partidas únicas

Na sequência, a segunda fase recebe 74 novos clubes, que se juntam aos 14 classificados da primeira etapa. Assim como na fase inicial, os jogos seguem em partida única.

Entretanto, nesta fase, a CBF define os confrontos por meio de um sorteio dirigido. Além disso, o regulamento estabelece previamente um chaveamento, que também define o mando de campo.

Clubes da Série A entram na quinta fase

Posteriormente, a partir da quinta fase, a competição passa por uma mudança importante. A partir desse momento, os confrontos deixam o formato de jogo único e passam a ser disputados em ida e volta.

É também nessa etapa que entram os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, o que, consequentemente, eleva o nível técnico da competição. Para isso, a CBF organiza dois potes, separando os clubes mais bem ranqueados dos demais, e define os duelos por sorteio.

Datas das fases decisivas da competição

Além das fases iniciais, a CBF também definiu o calendário completo das etapas finais da Copa do Brasil 2026.

Oitavas de final

  • Ida: 1º e 2 de agosto
  • Volta: 5 e 6 de agosto

Nesta fase, os 16 clubes classificados podem se enfrentar sem qualquer restrição, com confrontos e mandos definidos por sorteio.

Quartas de final

  • Ida: 26 e 27 de agosto
  • Volta: 2 e 3 de setembro

Da mesma forma, os oito clubes restantes também se enfrentam livremente, novamente com definição por sorteio.

Semifinais

  • Ida: 1º de novembro
  • Volta: 8 de novembro

Nesse momento, a competição segue um chaveamento previamente definido. Ainda assim, a CBF realiza sorteio para decidir a ordem dos mandos de campo.

Final será em jogo único em dezembro

Por fim, a final da Copa do Brasil 2026 acontece no dia 6 de dezembro. Pela primeira vez, a decisão será disputada em jogo único.

A CBF ainda não definiu o estádio da final. No entanto, o regulamento determina que a entidade divulgue o local com antecedência mínima de 30 dias.

Para saber mais sobre o mundo dos esportes basta acessar o Rede Fonte News

Você também vai gostar de ler