DESEMPREGO NO BRASIL SOBE PARA 7% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
A taxa de desemprego no Brasil registrou alta no primeiro trimestre de 2025, alcançando 7%, o que representa um aumento de 0,8 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2024, quando o índice era de 6,2%.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

A taxa de desemprego no Brasil registrou alta no primeiro trimestre de 2025, alcançando 7%, o que representa um aumento de 0,8 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2024, quando o índice era de 6,2%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Apesar do aumento em comparação ao trimestre anterior, o desemprego no país apresentou uma queda de 0,9 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024, quando a taxa era de 7,9%. Esse é o menor índice registrado para o período na série histórica iniciada em 2012.
A pesquisa do IBGE analisa o comportamento do mercado de trabalho entre pessoas com 14 anos ou mais, considerando todas as formas de ocupação, incluindo empregos com e sem carteira assinada, postos temporários e trabalho autônomo. É importante destacar que o instituto não inclui no cálculo de desemprego aquelas pessoas que não estão ocupadas, mas também não estão em busca de trabalho.
Em termos de ocupação, o trimestre apresentou quedas significativas em diversos setores. Entre o fim de 2024 e março de 2025, os maiores recuos ocorreram nos setores de construção (-397 mil pessoas), alojamento e alimentação (-190 mil pessoas), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (-297 mil pessoas), e serviços domésticos (-241 mil pessoas).
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS