DISTRITO FEDERAL ADOTA CARTÃO PARA SIMPLIFICAR COMPRA DE UNIFORMES ESCOLARES
Um novo modelo de fornecimento de uniformes escolares para alunos da rede pública será adotado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) a partir do próximo ano.

Proposta é do deputado Ricardo Vale (PT) e vai permitir que famílias comprem direto em malharias locais

Um novo modelo de fornecimento de uniformes escolares para alunos da rede pública será adotado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) a partir do próximo ano.
Trata-se do programa Cartão Uniforme Escolar, iniciativa proposta pelo deputado distrital Ricardo Vale (PT) e aprovada pelos demais parlamentares do DF.
A medida será implementada pela Secretaria de Educação em parceria com o Banco de Brasília (BRB), com o objetivo de garantir mais agilidade, dar autonomia às famílias e valorizar a indústria têxtil local.
Com o cartão, os responsáveis pelos estudantes da rede pública do DF poderão adquirir os uniformes diretamente em malharias locais previamente credenciadas. Os valores serão creditados anualmente no cartão, que será administrado pelo BRB, e deverão ser utilizados exclusivamente para a compra de peças padronizadas, como camisetas, bermudas e calças.
Com a implementação do projeto, as escolas deixarão de ser responsáveis por armazenar, distribuir ou gerenciar os uniformes, o que reduzirá a burocracia, os atrasos e os erros na entrega. Além disso, permitirá que cada aluno receba as peças no tamanho adequado.
O projeto do Cartão Uniforme Escolar já foi aprovado e está em fase de regulamentação pelo Poder Executivo. A previsão é que o novo modelo entre em vigor a partir do ano letivo de 2026, com uma fase piloto prevista para 2025, contemplando, inicialmente, escolas de regiões administrativas com maior número de alunos em situação de vulnerabilidade social.