EDSON FACHIN ASSUME PRESIDÊNCIA DO STF NESTA SEGUNDA (29); MORAES SERÁ O VICE
Solenidade marca início do biênio 2025-2027 com presença de autoridades e forte esquema de segurança

18/05/2017. Crédito: Lula Marques/AGPT. Brasil. Brasília - DF. Sessão plenária do Superior Tribunal Federal (STF). Ministro Edson Fachin e Ministro Alexandre de Moraes.
Nesta segunda-feira (29), o ministro Edson Fachin toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes será empossado como vice-presidente.
Com início previsto para às 16h, a solenidade contará com a presença de autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), além de um forte esquema de segurança.
A cerimônia seguirá um rito marcado por discursos, assinatura de posse e troca de cadeiras. Fachin e Moraes estarão à frente da Corte durante o biênio 2025-2027.
Além de assumir a presidência do STF, Fachin presidirá o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no mesmo período.
Edson Fachin foi eleito simbolicamente para o cargo em 13 de agosto e sucederá o atual presidente, Luís Roberto Barroso. Ele será o 51° presidente do tribunal desde a criação da instituição na República.
Atual vice-presidente do STF, Fachin é natural de Rondinha, no Rio Grande do Sul, e tem 67 anos.
Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1980. Em 1986, tornou-se mestre na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também concluiu o doutorado em 1991. Em seguida, realizou pós-doutorado no Canadá, foi pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, e professor visitante do King’s College, na Inglaterra. É também professor titular de Direito Civil na UFPR.
Antes de integrar o Supremo, Fachin participou da comissão do Ministério da Justiça sobre a Reforma do Poder Judiciário.
Tomou posse como ministro do STF em junho de 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff.