EM REUNIÃO, LULA PEDE FIM DE SOBRETAXA A TRUMP E AVANÇA EM NEGOCIAÇÕES

Presidente brasileiro buscou a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos nacionais; líderes acertaram encontro presencial e reforçaram diálogo político e comercial.

H090904-F00000-X835

Reprodução / Internet

06/10/2025 ◦ Por: Andréia Nikely

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas redes sociais, Lula afirmou que a conversa durou cerca de 30 minutos e que, durante a ligação, os líderes relembraram a “boa química” que tiveram em Nova York durante a Assembleia Geral da ONU.

“Considero nosso contato direto uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do mundo. No telefone, recordei que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos mantém superávit na balança de bens e serviços”, escreveu o petista.

Lula afirmou ainda que pediu a Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais, bem como das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras. Segundo o chefe do Executivo, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckimin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Por fim, Lula disse que ele e Trump concordaram em se encontrar pessoalmente em breve e trocaram telefones para estabelecer uma via direta de comunicação entre os líderes políticos.

Você também vai gostar de ler