EMPRÉSTIMO CONSIGNADO CLT: SAIBA COMO FAZER A PORTABILIDADE

A partir desta quinta-feira (21), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia a migração de cerca de 4 milhões de contratos antigos de crédito consignado para a plataforma Crédito do Trabalhador. O processo seguirá até novembro e permitirá que os trabalhadores com carteira assinada façam a portabilidade do consignado sem sair de casa, utilizando apenas o celular

19/08/2025 ◦ Por: Ediana Pimenta




Com a nova regra, mais de 70 bancos passam a disponibilizar crédito aos trabalhadores via eSocial

📷: Divulgação/internet

A partir desta quinta-feira (21), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia a migração de cerca de 4 milhões de contratos antigos de crédito consignado para a plataforma Crédito do Trabalhador. O processo seguirá até novembro e permitirá que os trabalhadores com carteira assinada façam a portabilidade do consignado sem sair de casa, utilizando apenas o celular.

No modelo antigo, apenas o banco conveniado com a empresa tinha acesso às informações para oferecer o consignado, restringindo as opções do trabalhador. Esse sistema será extinto em novembro.

Com a nova modalidade, mais de 70 bancos e instituições financeiras poderão oferecer crédito consignado a trabalhadores via eSocial, ampliando a concorrência e possibilitando juros menores. A expectativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é que o volume de crédito consignado privado ultrapasse R$ 120 bilhões ainda este ano.

Desde junho, já é possível portar contratos antigos de consignado, escolhendo a instituição que ofereça melhores condições. Porém, até agora, o processo estava limitado a aplicativos e agências bancárias.

Agora, a novidade é que a portabilidade será feita diretamente pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site do Crédito do Trabalhador, em plataforma desenvolvida pela Dataprev.

Como funciona

  1. O trabalhador autoriza o compartilhamento de seus dados (como CPF, tempo de empresa e margem consignável) no app Carteira de Trabalho Digital;
  2. Em até 24 horas, bancos e financeiras enviam propostas;
  3. O trabalhador escolhe a melhor oferta, com juros mais baixos;
  4. As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, com limite de até 35% da renda mensal.

Como pedir a portabilidade

  • Conferir se o banco de destino oferece o novo consignado para CLT;
  • Solicitar a portabilidade nos canais digitais da instituição (site ou aplicativo);
  • A partir de 21 de agosto, também é possível fazer o pedido pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, com migração gradual até novembro;
  • A nova instituição quita a dívida anterior e assume o crédito com as condições atualizadas.

Até a última semana, a linha de crédito Consignado para CLT já havia emprestado R$ 27,8 bilhões a quase 4 milhões de trabalhadores, com mais de 5,6 milhões de contratos assinados e juros médios de 3,58% ao mês. Cerca de 60% das operações atendem trabalhadores que recebem até quatro salários mínimos.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler