EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA CLT COMEÇA A VALER HOJE
A novidade é válida para empregados da iniciativa privada com carteira assinada

Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho tem a expectativa de
oferecer crédito mais em conta para cerca de 47 milhões de trabalhadores em
todo o Brasil

Começou a valer hoje, 21, o Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho, com a expectativa de oferecer crédito mais em conta para cerca de 47 milhões de trabalhadores em todo o Brasil. A novidade é válida para empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais.
O crédito consignado, utilizado há décadas por servidores públicos e beneficiários do INSS, oferece taxas de juros mais baixas em comparação com as praticadas no mercado. Isso porque as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, o que diminui o risco de inadimplência. As parcelas do crédito consignado serão abatidas na folha do trabalhador mensalmente, por meio do eSocial, até a margem consignável de 35% do salário bruto, incluído comissões, abonos e demais benefícios.
Com o lançamento do novo programa, todos os trabalhadores com carteira assinada poderão acessar o crédito consignado, podendo utilizar até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. Além disso, será possível contar com 100% da multa rescisória em casos de demissão sem justa causa, o que corresponde a 40% do valor do saldo. Essa possibilidade ainda precisa ser analisada pelo Conselho Curador do FGTS, com previsão para ocorrer em 15 de junho.
O Ministério do Trabalho informou que a busca pelo crédito poderá ser feita por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS