GERAÇÃO Z É A QUE MENOS SE INTERESSA PELO CARNAVAL NO BRASIL, APONTA PESQUISA
Levantamento da AtlasIntel mostra que 84,8% dos jovens dizem não gostar da festa; descanso e falta de identificação cultural estão entre os principais motivos
📷 Reprodução: Freepik
A Geração Z, formada por jovens de 15 a 30 anos, é o grupo que menos se interessa pelo Carnaval no Brasil. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada recentemente pela AtlasIntel.
De acordo com o levantamento, 84,8% dos jovens afirmam não gostar da festa. O percentual é quase o dobro da média registrada entre as demais gerações, que é de 50,7%.
Entre os principais motivos apontados estão a falta de identificação cultural com a celebração e a preferência por utilizar o feriado como período de descanso.
Apenas 11% dos entrevistados ainda associam o feriado à folia tradicional. Grande parte dos participantes também mencionou aversão à música alta e às multidões como fatores que contribuem para o distanciamento das festividades, que em 2026 acontecem entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
O levantamento foi realizado com 1.448 brasileiros adultos, entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.