GOVERNO DOS EUA CRITICA CONDENAÇÃO DE BOLSONARO E PODE IMPOR NOVAS TARIFAS AO BRASIL
Secretário de Estado americano chama decisão do STF de injusta; Trump diz estar insatisfeito, mas evita anunciar novas sanções
📷 Reprodução: Saul Loeb / POOL / AFP
O governo dos Estados Unidos criticou duramente a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta quinta-feira,11, determinou 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. O chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, afirmou que Washington responderá à decisão brasileira e classificou o julgamento como uma “caça às bruxas”.
Em publicação na rede social X, Rubio disse que a “Suprema Corte do Brasil decidiu injustamente encarcerar o ex-presidente Jair Bolsonaro” e que medidas já estão sendo tomadas em resposta. Entre elas, a imposição de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, justificada como reação direta ao resultado do julgamento.
Também sobre o caso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar “muito insatisfeito” com a condenação, que descreveu como “terrível”. No entanto, Trump não confirmou se pretende aplicar novas sanções ao Brasil em razão da decisão do STF.
As declarações aumentam a tensão diplomática entre os dois países e reforçam o impacto internacional do caso envolvendo o ex-presidente brasileiro.