GOVERNO DOS EUA PROCESSA NOVA YORK POR LEI QUE PROTEGE IMIGRANTES
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com um processo contra autoridades do estado de Nova York, incluindo a governadora Kathy Hochul, por supostas falhas na aplicação da lei federal de imigração.

Processo foi protocolado no tribunal federal, em Albany
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com um processo contra autoridades do estado de Nova York, incluindo a governadora Kathy Hochul, por supostas falhas na aplicação da lei federal de imigração. A ação foi anunciada na quarta-feira (12) pela procuradora-geral Pam Bondi.
Segundo Bondi, a decisão foi tomada porque Nova York teria priorizado imigrantes em situação irregular em detrimento dos cidadãos americanos. “Isso acaba hoje. Já processamos Illinois, e Nova York não ouviu. Agora, é a próxima”, afirmou.
O processo, protocolado no tribunal federal em Albany, também cita a procuradora-geral do estado, Letitia James, e o chefe do Departamento de Veículos Motorizados (DMV), Mark Schroeder. O alvo da ação é a chamada “lei de sinal verde”, que impede o compartilhamento de informações sobre veículos e endereços com autoridades federais de imigração.
De acordo com a queixa, a legislação estadual violaria a Constituição dos EUA, que determina a primazia da lei federal sobre normas estaduais e locais que possam conflitar com ela. O governo americano busca, por meio do processo, uma decisão judicial que impeça Nova York de aplicar a medida.
O Departamento de Justiça dos EUA também moveu ação contra o estado de Illinois por políticas semelhantes de proteção a imigrantes.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS