Rede Fonte News

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GOVERNO UCRANIANO PROPÕE CESSAR-FOGO QUE PODE CHEGAR A 90 DIAS

Donald Trump afirmou que presidente russo precisa se posicionar

volodymyr-zelensky-x-5fev2025-848x477
Reprodução: internet

A Ucrânia propôs, nesta quarta-feira (30), uma trégua na guerra contra a Rússia, com um prazo mínimo de 30 dias e a possibilidade de extensão para até 90 dias.

Andrii Sybiha, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, afirmou que o país está aberto a negociações de paz, com diversas possibilidades, desde que o governo russo confirme seu compromisso com a restauração da paz entre as duas nações.

A declaração do ministro ocorre na mesma semana em que a Rússia anunciou, na segunda-feira (28), um cessar-fogo de três dias devido aos tradicionais feriados nacionais, que são de grande importância para Moscou.

O governo de Volodymyr Zelensky vê essa trégua de três dias como uma oportunidade para estabelecer um acordo mais duradouro de cessar-fogo.

Além disso, na manhã desta quarta-feira, a Ucrânia destacou que pretende assinar um contrato com os Estados Unidos, que prevê um acordo de exploração de recursos minerais.

Os presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos se reuniram no Vaticano, após o funeral do papa Francisco. Após o encontro, Donald Trump declarou que Zelensky está mais sereno, apesar de lutar contra uma nação com força bélica muito superior. Trump também afirmou que, ao contrário disso, o presidente russo, Vladimir Putin, precisa sentar e assinar um acordo de cessar-fogo para parar os bombardeios.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS