HAMAS ACEITA PLANO DE PAZ PROPOSTO POR TRUMP PARA A FAIXA DE GAZA
Grupo terrorista anuncia libertação de reféns israelenses, deixa governo no enclave e pede ajustes no acordo já aceito por Netanyahu
Omar AL-QATTAA / AFP
O grupo terrorista Hamas anunciou nesta sexta-feira (3) que concordou com o plano de paz para a Faixa de Gaza, proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Com o acordo, todos os reféns israelenses serão libertados, e o grupo deixará o comando do enclave palestino. No entanto, o Hamas pediu que alguns pontos ainda sejam discutidos.
“Para alcançar o fim da guerra e a retirada completa [das forças de Israel] da Faixa de Gaza, o movimento anuncia sua concordância em libertar todos os prisioneiros da ocupação, vivos e cadáveres, conforme a fórmula de troca contida na proposta do presidente Trump, e providenciar as condições de campo para o processo de troca. Nesse sentido, o movimento confirma sua prontidão para entrar imediatamente, por meio dos mediadores, em negociações para discutir os detalhes disso”, disse o grupo em comunicado.
A resposta do Hamas foi divulgada após um ultimato de Trump, que havia dado prazo até domingo para que o movimento se manifestasse sobre a proposta.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já havia aceitado o plano.