HEMOCENTRO DE GOIÁS FAZ APELO POR DOAÇÕES DE SANGUE
A rede estadual de serviços hemoterápicos de Goiás (Rede Hemo) precisa de doações de sangue com urgência. A queda no estoque afeta principalmente os tipos negativos A-, B-, O-, AB- e AB+. A redução no número de doadores impacta diretamente as 223 unidades de saúde atendidas no estado.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde

A rede estadual de serviços hemoterápicos de Goiás (Rede Hemo) precisa de doações de sangue com urgência. A queda no estoque afeta principalmente os tipos negativos A-, B-, O-, AB- e AB+. A redução no número de doadores impacta diretamente as 223 unidades de saúde atendidas no estado. O alerta tem o objetivo de garantir a continuidade do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 kg, estar descansado e alimentado – evitando refeições gordurosas nas quatro horas anteriores à doação – e apresentar um documento oficial com foto.
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, explica que os tipos de sangue com fator Rh negativo são os mais utilizados em emergências. “Apesar do estoque estar em nível seguro, temos um déficit de 18%. Por isso, pedimos o apoio de quem não doou nos últimos três meses ou ainda não é doador. É um gesto simples e rápido, capaz de salvar até quatro vidas. Todo o processo, da triagem à coleta, leva menos de uma hora”, afirma.
Em Goiânia, as doações podem ser feitas no Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. No interior, as unidades funcionam em Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O agendamento pode ser feito pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS