HOJE É O DIA MUNDIAL DO CACHORRO, O MELHOR AMIGO DO HOMEM

Segundo um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, os cãezinhos tem a inteligência social semelhante a de uma criança de dois anos

pexels-pryscylla-olin-381938763-14746204
26/08/2025 ◦ Por: Priscyla Ávila




Segundo um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, os cãezinhos tem a inteligência social semelhante a de uma criança de dois anos

pexels-pryscylla-olin-381938763-14746204
📷: Pexels

Protagonista nos lares brasileiros, são mais de 62,2 milhões de cachorros no país, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil. E como hoje o mundo celebra o Dia Mundial do Cachorro, vale refletir sobre essa amizade milenar entre o ser humano e o animal.

Famosos pela lealdade, a ciência tem comprovado que os cães são capazes de compreender as emoções humanas por meio de uma percepção social e emocional. Ao longo dos anos, os cachorros passaram de auxiliares na sobrevivência, quando eram apenas caçadores, para integrantes da família. Segundo um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, os cãezinhos tem a inteligência social semelhante a de uma criança de dois anos.

Estudos da Abinpet indicam que a convivência com os animais pode elevar a autoestima, diminuir problemas cardiovasculares e o stress, aumentar a qualidade de vida de pessoas hipertensas e, principalmente, melhorar a interação social. Os benefícios são mútuos para seres humanos e animais.

O propósito da data de hoje é destacar a importância dos patudos na convivência com os humanos e conscientizar sobre os cuidados de saúde, bem-estar e a adoção responsável. 

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler