HOMENAGEM A LULA EM ESCOLA DE SAMBA RETRATA EVANGÉLICOS EM “LATA DE CONSERVA”

Acadêmicos de Niterói apresentou fantasia “Neoconservadores em conserva”, com referências a setores conservadores, incluindo evangélicos, durante o carnaval

Captura-de-tela-2026-02-15-232127-1024x573

📷 Reprodução: TV GLOBO

16/02/2026 ◦ Por: Andréia Nikely

A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no carnaval do Rio de Janeiro, neste domingo (15), apresentou uma ala chamada “Neoconservadores em conserva”, com fantasias em formato de lata de conserva, em tom de sátira.

A ala de número 22, mesmo número de urna do Partido Liberal (PL), foi criada para retratar os chamados “neoconservadores” como um grupo que se posiciona contra o petista e defende pautas como privatizações e mudanças nas regras de trabalho.

Na descrição da escola, a fantasia usa a lata como símbolo da família tradicional. Além disso, cada componente contou com personagens na cabeça para representar diferentes setores ligados ao neoconservadorismo, como um fazendeiro, uma mulher rica, defensores do regime militar e evangélicos.

Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola iniciou sua apresentação no Sambódromo às 22h13.

Lula é o primeiro presidente no cargo a ser tema central de um desfile de escola de samba durante o carnaval. O petista assistiu à apresentação in loco, em um camarote cedido pela Prefeitura do Rio.

Você também vai gostar de ler