HORÁRIO DE VERÃO PODE VOLTAR APÓS SEIS ANOS, MAS LULA AINDA NÃO BATEU O MARTELO

Suspenso desde 2019, o sistema divide opiniões e segue em avaliação pelo governo federal; possível vigência seria de outubro a fevereiro.

rio_de_janeiro_verao_calor_unsplash-e1675700326989

📷: Jonathan Borba/Unsplash

17/09/2025 ◦ Por: Andréia Nikely

Suspenso desde 2019, o horário de verão voltou a ser pauta nos últimos dias, com a proximidade da primavera, que começa na próxima segunda-feira (22).

Embora não descarte retomar a medida, o governo federal afirma que ainda não há decisão — que, inicialmente, estava prevista para este mês.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o tema é “permanentemente avaliado”. Um dos pontos em análise é a disponibilidade de energia até fevereiro de 2026. Apesar do longo período de estiagem, o governo afirma que as condições dos reservatórios permanecem dentro da normalidade.

A decisão final sobre o retorno do horário de verão cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas ainda não há prazo definido. Caso seja adotado, o sistema deve vigorar entre outubro e fevereiro.

Entre os estados que podem aderir à medida estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Você também vai gostar de ler