INSS SUSPENDE CONTRATO COM A CREFISA POR DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu suspender preventivamente o contrato com a Crefisa, responsável pelo pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas, após denúncias de irregularidades

O órgão previdenciário anunciou nesta quinta (21) uma decisão cautelar no Diário Oficial

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu suspender preventivamente o contrato com a Crefisa, responsável pelo pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas, após denúncias de irregularidades. Entre os problemas apontados estão dificuldades no recebimento dos benefícios, atrasos, limitação para saque, coação para abertura de contas e venda casada de produtos.
No ano passado, a Crefisa havia vencido 25 dos 26 lotes destinados ao pagamento de novos benefícios. A decisão do INSS, anunciada nesta quinta-feira (21), é de caráter cautelar e já foi publicada no Diário Oficial. A medida se aplica apenas a novos pagamentos.
A suspensão decorre de reclamações registradas no Procon, no Ministério Público, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na ouvidoria do INSS. Segundo a instituição, a ação foi “necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos”.
Em nota, a Crefisa afirmou ter recebido a suspensão com surpresa, alegando que ainda não foi comunicada formalmente sobre a decisão. A empresa destacou que não praticou qualquer irregularidade e que cumpre integralmente as cláusulas do contrato, atuando com ética, legalidade e boa-fé contratual.