INTUIÇÃO DOS PAIS É MELHOR QUE SINAIS VITAIS PARA DETECTAR DOENÇAS INFANTIS, DIZ PESQUISA

Os autores afirmam que levar em conta a avaliação dos familiares pode acelerar intervenções e melhorar os desfechos

WhatsApp Image 2025-05-31 at 10.42.54
31/05/2025 ◦ Por: Priscyla Ávila




Os
autores afirmam que levar em conta a avaliação dos familiares pode acelerar
intervenções e melhorar os desfechos

WhatsApp Image 2025-05-31 at 10.42.54
📷 Envato

Uma pesquisa elaborada por cientistas da Monash University, em Melbourne, na Austrália, apontou que a intuição de mães e pais é um indicador mais eficiente para identificar doenças críticas em crianças do que os sinais vitais tradicionalmente usados na avaliação clínica.

Foram analisados quase 190 mil atendimentos de emergência infantil no levantamento. Os resultados reforçam a importância deabranger os familiares no processo de cuidado hospitalar.

Segundo o estudo, publicado na revista Lancet Child and Adolescent Health, em 19,3% dos casos os pais manifestaram preocupação com a piora da saúde do filho antes que os sinais vitais alertassem para isso. Inclusive, a preocupação dos familiares foi profundamente ligada à necessidade da criança receber suporte respiratório ou ventilação mecânica.

A pesquisa indicou ainda que crianças cujos pais demonstraram inquietação tinham quatro vezes mais chances de serem admitidas em unidades de terapia intensiva (UTI), em comparação com aquelas cujos responsáveis não manifestaram tais preocupações. Essa relação foi mais significativa do que indicadores como ritmo cardíaco, frequência respiratória ou pressão arterial alterados.

Os autores afirmam que levar em conta a avaliação dos familiares pode acelerar intervenções e melhorar os desfechos. Médicos ressaltam que a preocupação dos pais é um sinal que não pode ser ignorado e que eles devem ser considerados parte integrante da equipe de cuidado.

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você também vai gostar de ler