INVERNO COMEÇA COM CHUVA, ONDA DE FRIO E POSSIBILIDADE DE NEVE NO BRASIL
São esperadas temperaturas negativas nos três estados do Sul
📷: Wagner Urbano/ND
O inverno começou oficialmente neste domingo, 21, e já traz a primeira onda de frio da estação, considerada também a segunda do ano no Brasil. Segundo o Climatempo, uma intensa massa de ar polar avança pelo país e deve provocar queda acentuada das temperaturas, chuva e sensação de frio persistente em diversas regiões até o dia 26 de junho.
A previsão indica que o centro da massa de ar frio atuará sobre a Região Sul entre os dias 24 e 26, com intensidade superior às registradas anteriormente em 2026. O fenômeno deve atingir estados de quatro regiões brasileiras, com temperaturas mínimas mais de 4°C abaixo da média para junho em várias localidades. Há possibilidade de neve nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Também são esperadas temperaturas negativas nos três estados do Sul e em pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O frio favorece a ocorrência de geadas amplas e de moderada a forte intensidade.
Além disso, o avanço da frente fria deve ampliar as áreas de chuva no Sudeste e Centro-Oeste até quinta-feira, com risco de temporais, raios e precipitações moderadas a fortes em estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso.