JAPÃO E COREIA DO SUL REGISTRAM O VERÃO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA
Temperaturas extremas bateram recordes históricos e deixaram milhares de pessoas hospitalizadas nos dois países asiáticos

Japão e Coreia do Sul enfrentaram o verão mais quente já registrado em suas histórias. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (1º) pelas agências meteorológicas nacionais e acendem um alerta sobre os impactos das mudanças climáticas na região.
No Japão, entre os meses de junho e agosto, a temperatura média foi 2,36°C superior ao valor normal para o período. De acordo com os registros, iniciados em 1898, essa foi a maior média já observada no país. É o terceiro verão consecutivo com quebra de recordes de calor.
Entre maio e agosto, mais de 84 mil pessoas precisaram ser hospitalizadas em território japonês por complicações causadas pelas altas temperaturas, segundo dados oficiais.
Na Coreia do Sul, a média registrada foi de 25,7°C, superando o recorde anterior de 25,6°C, atingido no ano passado. As medições no país começaram em 1973.
Diante do cenário, as autoridades dos dois países alertaram para os efeitos crescentes das ondas de calor e destacaram a importância da adoção de medidas preventivas para enfrentar os efeitos do aquecimento global.