LÍDER SUPREMO DO IRÃ AMEAÇA ATACAR PORTA-AVIÕES DOS EUA

Declaração de Ali Khamenei ocorre em meio à retomada das negociações nucleares entre Irã e Estados Unidos, com mediação de Omã.

71dd2469-gettyimages-2253854602

📷 Reprodução: IRANIAN LEADER PRESS OFFICE/Anadolu via Getty Images

17/02/2026 ◦ Por: Andréia Nikely

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou nesta terça-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não conseguirá derrubar a República Islâmica. Em tom de ameaça, Khamenei declarou que o Irã pode atacar o porta-aviões americano USS Abraham Lincoln, atualmente posicionado próximo ao território iraniano.

A declaração ocorre em meio à retomada das negociações entre Estados Unidos e Irã, com mediação de Omã. O objetivo das tratativas é limitar o programa nuclear iraniano, exigência feita por Washington como condição para um possível acordo entre os dois países.

Donald Trump tem alternado entre discursos mais otimistas e ameaças diretas. Apesar de afirmar que participa apenas de forma indireta das negociações, o presidente norte-americano voltou a alertar que poderá atacar o Irã caso as conversas fracassem.

Desde janeiro, os Estados Unidos reforçaram a presença militar no Oriente Médio com o envio de dois porta-aviões, dezenas de navios de guerra e caças de combate. O grupo de ataque do USS Abraham Lincoln chegou ao Mar Arábico no fim do mês passado, operando próximo à costa iraniana.

Nos últimos dias, outro gigante naval também foi deslocado para a região: o USS Gerald Ford, considerado o maior porta-aviões do mundo. A movimentação intensifica ainda mais o clima de tensão entre Teerã e Washington.

Você também vai gostar de ler