LULA AFIRMA QUE DIÁLOGO COM TRUMP FACILITOU O FIM DA TARIFA DE 40%
Medida deve ampliar as exportações brasileiras de café, carne e frutas
📷Ricardo Stuckert PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou, na noite desta quinta-feira (20), o anúncio do governo dos Estados Unidos sobre o fim das tarifas aplicadas a uma série de produtos brasileiros. Segundo ele, o Brasil soube enfrentar a pressão e conquistou respeito na negociação com os norte-americanos.
“Quando os EUA decidiram aplicar a supertaxação, muita gente entrou em pânico. Eu não tomo decisões no calor do momento. Se você decide com a ‘febre alta’, acaba errando”, afirmou durante discurso na abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.
Lula também disse estar satisfeito porque o presidente Donald Trump iniciou a redução das tarifas. “Isso acontece quando conquistamos respeito. Ninguém respeita quem não se respeita”, completou.
O governo norte-americano anunciou a eliminação da tarifa de 40% sobre vários itens brasileiros, como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
A Casa Branca informou que a decisão foi tomada após uma conversa telefônica entre Trump e Lula, na qual ambos concordaram em abrir negociações para tratar de pontos citados no Decreto Executivo 14.323. De acordo com o governo americano, as tratativas seguem em andamento.
Nas redes sociais, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Fernando Haddad, Lula classificou a derrubada da tarifa como uma conquista do diálogo e da diplomacia.
“O diálogo franco com o presidente Trump e o trabalho das nossas equipes de negociação, lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelos ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira, permitiram avanços importantes”, declarou.
“É um passo significativo, mas ainda há muito a fazer. Continuaremos conversando com o presidente Trump, sempre guiados pela soberania do Brasil e pelo interesse dos trabalhadores, do agronegócio e da indústria nacional”, concluiu.