LULA RETOMA VIAGENS INTERNACIONAIS NESTA SEMANA E VAI À RÚSSIA E CHINA
Lula foi convidado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para participar das comemorações dos 80 anos da vitória da União Soviética


Retomando a agenda de viagens, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca esta semana para Moscou. Lula foi convidado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para participar das comemorações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial.
Celebrado em 9 de maio, este é o feriado mais importante para o país russo e será marcado por um grande desfile cívico-militar na capital. Durante a visita, os dois presidentes também manterão reunião bilateral, entre 8 e 10 de maio.
Em seguida, Lula irá para a China, onde tem compromissos nos dias 12 e 13 de maio. A visita do presidente do Brasil ao país asiático ocorre por conta da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
O encontro bilateral previsto entre Lula e Xi Jinping ocorre em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, que são as duas maiores economias globais. A imposição de tarifas mútuas, iniciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, vem provocando uma sequencia de turbulências nos mercados de ações e alimenta o temor de uma recessão em todo o mundo.
Esta será a segunda vez que Lula visita a China neste terceiro mandato. Ele já havia ido ao país asiático em abril de 2023.
VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS