MORRE O ESCRITOR LUIS FERNANDO VERÍSSIMO, AOS 88 ANOS, EM PORTO ALEGRE

Autor de personagens icônicos como Ed Mort, o Analista de Bagé e a Velhinha de Taubaté, Veríssimo marcou gerações com humor, crônicas e tirinhas.

Luís Fernando Verissimo - foto Marcelo Curia

📷: Marcelo Curia

30/08/2025 ◦ Por: Andréia Nikely

Morreu neste sábado (30), aos 88 anos, o escritor Luis Fernando Veríssimo. Ele estava internado há três semanas na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), em tratamento contra uma pneumonia.

Veríssimo enfrentava problemas de saúde nos últimos anos. Tinha Parkinson e complicações cardíacas, além de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021, que lhe deixou sequelas motoras e de comunicação, segundo a família.

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento. O escritor deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos.

Nascido em Porto Alegre, em setembro de 1936, Veríssimo era filho do também escritor Érico Veríssimo. Passou parte da infância nos Estados Unidos, onde o pai lecionava literatura brasileira.

Entre seus personagens mais conhecidos estão Ed Mort, criado em Ed Mort e outras histórias (1979), o Analista de Bagé (1981) e A velhinha de Taubaté (1983).

Foi também o criador da tirinha As cobras, publicada originalmente no jornal Folha da Manhã, nos anos 1970. Sua obra Comédias da vida privada (1994) inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo entre 1995 e 1997.

Você também vai gostar de ler